O Organismo Europeu de Luta Antifraude detetou vários casos de fraude e tentativas de phishing nos quais foram utilizadas mensagens de correio eletrónico, cartas e chamadas telefónicas aparentemente procedentes do OLAF.
Os autores de fraudes e de burlas costumam utilizar o logótipo da Comissão Europeia ou o do OLAF e a identidade de membros do pessoal deste organismo para serem convincentes. Muitas vezes, propõem transferir dinheiro às suas vítimas a troco do pagamento de uma taxa e da comunicação dos respetivos dados financeiros e pessoais. Em muitos casos, os autores de burlas conservam um registo dos dados de contacto das vítimas, bem como do montante exato defraudado. Deste modo, podem voltar a contactá-las, fazendo-se passar por pessoal do OLAF e oferecendo-se para recuperar o montante exato objeto da fraude anterior. Como mencionam o montante exato que perderam, parecem credíveis, mas na realidade trata-se de uma nova fraude.
Se, enquanto particular, receber um pedido deste tipo, aparentemente procedente do OLAF, saiba que se trata de uma fraude, porque o OLAF NUNCA propõe nem pede aos cidadãos para lhe transferirem dinheiro nem se oferece para recuperar dinheiro que tenha sido perdido devido a uma vigarice. O OLAF investiga fraudes que afetam o orçamento da UE e suspeitas de conduta irregular por parte do pessoal da UE.
Não responda nem faça nada do que lhe pedem em comunicações deste tipo. Pode considerar a possibilidade de denunciar qualquer tentativa de fraude e/ou de phishing às autoridades nacionais competentes em matéria de crimes e de cibercriminalidade. O OLAF não investiga burlas relacionadas com criptomoedas ou finanças pessoais.
Outros sinais que podem indicar que se trata de uma burla são, por exemplo, a utilização de contas bancárias suspeitas, logótipos inexatos, um endereço de correio eletrónico incorreto e/ou um endereço de um sítio Web falso. A extensão de um endereço de correio eletrónico genuíno do OLAF é sempre @ec.europa.eu. O endereço correto do sítio Web do OLAF é https://anti-fraud.ec.europa.eu/index_pt. Verifique sempre!
Lembre-se: os investigadores do OLAF NUNCA contactam os cidadãos por telefone nem por correio eletrónico para lhes pedirem ou oferecerem dinheiro.