O OLAF investiga os casos de fraude que lesam o orçamento da UE, a corrupção e as faltas graves nas instituições europeias e contribui para a estratégia da Comissão Europeia em matéria de luta contra a fraude.
Em destaque
O Programa Antifraude da UE financia ações que visam prevenir e combater a fraude, a corrupção e outras atividades ilegais lesivas dos interesses financeiros da UE. As ações que podem ser financiadas, nomeadamente através de subvenções e contratos, incluem o apoio técnico e operacional aos inquéritos, formações especializadas e atividades de investigação.
Todos os anos publicam-se relatórios anuais sobre as atividades desenvolvidas no ano transato para combater a fraude lesiva dos fundos da EU. Os relatórios incidem tanto nas atividades como nos resultados alcançados a nível do OLAF (relatório OLAF) e dos países da UE (relatório PIF).
Com base na experiência e nos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, o OLAF ajuda as entidades responsáveis pela gestão dos fundos da UE, dentro e fora da UE, a compreender os diferentes tipos de fraudes, tendências, ameaças e riscos, bem como a proteger os interesses financeiros da UE através da prevenção de qualquer tipo de fraude.
Denunciar a fraude
Encontra aqui instruções e formulários para comunicar suspeitas de fraude ao OLAF.
Pode contactar nos de forma anónima e em qualquer uma das 24 línguas oficiais da UE.